Há mais de 200 anos surgiu a expressão compostos orgânicos para designar as substâncias produzidas por organismos vivos - animais ou vegetais. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho.
Por muito tempo, pensava-se que os compostos orgânicos eram produzidos somente em organismos vivos, animais e vegetais. Porém, em 1828, o cientista Friedrich Wöhler (1800-1882) produziu pela primeira vez uma substância orgânica em laboratório, a ureia -(NH2)2CO.
A partir de então, são chamados de orgânicos os compostos que contêm carbono, sejam ou não produzidos por organismos vivos.
Os compostos orgânicos podem ser divididos em dois grupos:
- Compostos orgânicas naturais: São as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.
- Compostos orgânicas artificiais: São substâncias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plásticos, corantes, tecidos. A maioria dos compostos orgânicos puros são produzidos artificialmente.
Estudo do Carbono
1º Postulado: O átomo de carbono é tetravalente, essa propriedade permite que esse elemento estabeleça quatro ligações covalentes, ele tem dois pares eletrônicos disponíveis.
metano |
2º Postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Esse postulado explica por que existe, por exemplo, somente um clorometano. Qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um só composto:
Clorometano |
3º Postulado: Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si ou com outros elementos, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas.
Etóxietano |
Classificação dos Carbonos
Classificar um carbono significa dizer a quantos outros carbonos ele se encontra ligado na cadeia carbônica.
Primário: Quando se liga apenas a um ou a nenhum outro carbono. Numa cadeia são os átomos dos extremos da cadeia.
Secundário: Quando o carbono se liga a dois átomo de carbono na cadeia.
Terciário: Quando o carbono aparece ligado a três átomo de carbono na cadeia.
Quaternário: Quando o carbono esta ligado a quatro átomo de carbono na cadeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário